terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Avaliação Auditiva Pré-Escolar

Você sabia que uma das causas do mau desempenho das crianças na escola pode ser uma perda auditiva não diagnosticada?

Apesar da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) ser obrigatória de acordo com a Lei Federal 12.303, muitos bebês não são avaliados no Brasil. Consequentemente o diagnóstico de perda auditiva é falho e muitas vezes essa condição só será diagnosticada quando a criança for para a escola.

A prevalência da perda auditiva é vinte vezes maior que outras doenças, como o hipotireoidismo e a fenilcetonúria, sendo que seu custo de identificação é dez vezes menor. Estudos indicam que 50% das perdas auditivas poderiam ser evitadas ou as sequelas minimizadas com a identificação precoce e processo de diagnóstico e reabilitação.

Atualmente os médicos otorrinolaringologistas, pediatras e algumas escolas estão solicitando a avaliação auditiva às crianças no início da fase escolar com o objetivo de identificar alterações auditivas temporárias decorrentes de otites, perdas auditivas congênitas não diagnosticadas na maternidade e outras.

Apoiamos essa causa: toda criança em idade pré-escolar deverá passar por uma avaliação auditiva completa! São exames não invasivos, rápidos e indolores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.